Agtech French Brazilian Club e InVivo Quest serão realizados pela primeira vez no Brasil

Evento franco-brasileiro aborda agricultura digital e busca oportunidade de investimento em startups do agro.

Formado por cooperativas agrícolas francesas e acionista da Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB Agro), o Grupo InVivo realiza, amanhã, quarta-feira (26/06), pela primeira vez no Brasil, o Agtech French Brazilian Club, um evento que aborda as novas tecnologias de agricultura digital, e mira oportunidades de investimento no Brasil. Na programação, que começa a partir das 17h, no Engenho Central Piracicaba, em Piracicaba, o público vai conhecer o vencedor da InVivo Quest, batalha de startups que será realizada das 10h às 15h do mesmo dia. O Agtech French Brazilian Club terá como painel principal o tema “Incentivos Públicos e Privados para a Internacionalização da Inovação Agrícola”, do qual participarão representantes do Institut Français du Brésil, da Business France, da Bioline – braço agro do Grupo InVivo – e da Tereos Açúcar & Energia Brasil.

A iniciativa se alinha à estratégia do Grupo InVivo de buscar oportunidades de investimento fora da França. A companhia é uma plataforma de mais de 200 cooperativas agrícolas daquele país, que abarca unidades de negócios em diversas cadeias produtivas do agro, inclusive logística de grãos, biocontrole, agricultura de precisão e smart agri.

“Para uma empresa do agro na Europa ou em qualquer outro continente, olhar para além das suas fronteiras é necessariamente olhar para o Brasil”, explica o CEO da Bioline Latam e Agro-Sol Sementes, Eduardo Dallastra. “Os agricultores brasileiros são grandes incorporadores de tecnologias. Aqui não existe qualquer rejeição ao novo, seja na produção agrícola ou nas áreas de gestão das fazendas. Ao mesmo tempo, temos diversas ideias ganhando corpo na forma de startups. O que buscamos com a InVivo Quest é uma empresa inovadora, que já tenha alguma ‘substância’, estrutura, e, principalmente, potencial de geração de valor”, explica Dallastra.

 

Aceleração

O InVivo Quest vai escolher uma dentre cerca de 15 startups, pré-selecionadas dentre 40, para acelerar e integrar a estratégia de internacionalização do Grupo InVivo no Brasil. O evento reúne uma rede franco-brasileira de transformadores, incluindo empresas, startups, aceleradores, fundos de investimento e instituições públicas. As duas edições anteriores do InVivo Quest aconteceram na França e em Cingapura. Este ano, o estado de São Paulo passou a fazer parte da rota, assim como San Francisco (EUA), Lisboa (PT) e Paris (FR).

O vencedor da etapa brasileira vai acompanhar a delegação da InVivo, com logística paga, na CES Las Vegas 2020, evento promovido pela Consumer Technology Association (CTA) e que atrai líderes empresariais e pensadores pioneiros do mundo, anualmente. Também fará parte da premiação, caso a startup seja no segmento tech, um acesso privilegiado para concorrer ao Microsoft for Startups Program.

 

Pensar disruptivo

Para o CEO da Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB Agro), braço da InVivo no país, Jones Yasuda, as tecnologias inovadoras serão imprescindíveis para promover o acesso da população mundial aos alimentos. “O mundo tem diversos desafios, mas nenhum é tão crucial quanto nutrir um contingente de pessoas hoje em torno de 7,5 bilhões que, em breve, será de nove bilhões de indivíduos. Mas não basta alimentar. Tem de fazer isso de forma sustentável, investindo em produtividade, para assegurar a manutenção dos recursos que tornam a agricultura possível: humanos, naturais e financeiros”, diz. Segundo Yasuda, a produtividade no agro vai além da maior produção por hectare nas lavouras, sendo também “a otimização dos investimentos, do capital humano e do meio ambiente no processo”, conclui.

 

Sobre a InVivo

A InVivo é uma plataforma internacional que reúne 201 cooperativas agrícolas na França e representa mais de 300 mil produtores rurais de alimentos. A empresa possui três frentes de negócio: Bioline By InVivo (agricultura), InVivo Retail (varejo) e InVivo Wine (vinícola). Além destes, possui duas incubadoras de inovação: InVivo Food &Tech e InVivo Digital Factory. A InVivo está presente desde 2016 no Brasil, com a aquisição da Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB Agro) e da Agro-Sol Sementes.

 

Sobre a CCAB Agro

A Companhia das Cooperativas Agropecuárias do Brasil, CCAB Agro, é uma empresa brasileira formada por agricultores, em modelo de gestão empresarial, que oferece tecnologia em produtos fitossanitários químicos e biológicos para proteção de cultivos. Criada em 2006, como uma iniciativa de um grupo de produtores rurais do cerrado, que buscavam soluções de acesso a uma gama mais variada de produtos para proteção de cultivos no Brasil, a CCAB se tornou a empresa com maior programa de pós-patentes do país.

 

Sobre a Business France

Business France é a agência nacional de apoio à internacionalização da economia francesa, responsável por impulsionar o desenvolvimento internacional de empresas francesas, bem como prospectar e facilitar os investimentos estrangeiros na França.

 

Para mais Informações e inscrições, acesse :  https://www.eventbrite.fr/e/billets-agtech-french-brazilian-club-62510118447

 

 

25.06.2019

Imprensa CCAB

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064