CCAB Agro promove tour no Norte do Mato Grosso

CCAB Agro promove tour no Norte do Mato Grosso com o objetivo de conhecer e analisar as oportunidades na região.

Entre os dias 29 e 31 de janeiro, uma comitiva da empresa francesa Bioline By InVivo visitou o estado do Mato Grosso. A Bioline é o braço agrícola do Invivo Group, que, nacionalmente, contempla também a Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB). Na ocasião, o grupo foi representado pelo líder global Thierry Blandinières, pelo CEO da divisão agrícola Laurent Martel, e por outras lideranças globais das divisões de sementes, fertilizantes e da área financeira. Membros da CCAB Participações, companhia brasileira coligada, compuseram a comitiva. Dentre eles, o presidente do Conselho, Milton Garbugio, que também preside a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), e os produtores Gilson Pinesso – fundador da empresa e ex-presidente do Conselho da CCAB -, o conselheiro da CCAB Paticipações, José Neri Chiarello, além de associados das cooperativas acionistas da CCAB. 

A CCAB Agro, que faz parte da cooperação internacional entre Bioline By Invivo e CCAB Participações, foi representada pelo CEO Jones Yasuda e sua diretoria, além dos produtores membros do Conselho da CCAB Agro, Celestino Zanella e Alexandre De Marco. Da mesma forma, a empresa de sementes Agrosol by Invivo integrou o grupo, com a presença do CEO Eduardo Dallastra e membros da diretoria.

 A agenda teve início em Cuiabá, com reuniões de trabalho com o diretor executivo da Aprosoja MT, Wellington Andrade, o superintendente do IMEA, Daniel Latorraca, e o consultor em logística João Augusto Birkhan. As oportunidades e os desafios para o crescimento do agronegócio no MT foram a tônica da reunião.

Em Lucas do Rio Verde, o grupo visitou o Grupo Guerino Ferrarin (GGF), liderado pelos irmãos Rogério e André Ferrarin, onde a temática foi a análise dos modelos de negócio na região, sob a ótica da transformação digital e inovação. A próxima parada foi em Sinop, com visita à Agro Norte Pesquisa e Sementes, do diretor e presidente Ângelo Maronesi, que expôs sua visão de futuro e a pesquisa de sementes que desenvolve. 

A agenda de visitas foi concluída com uma reunião de trabalho seguida de jantar, no qual foram recebidos pela prefeita Rosana Martinelli e seu secretário de Obras, Daniel Brolese, assim como pelo diretor da Inpasa, Flávio Gonçalves, e um grupo de produtores da região, dos quais, muitos já representando a nova geração. Nesta reunião, entre diversos temas, foram debatidos os aspectos relacionados ao meio ambiente e à necessidade de melhorar a comunicação para a opinião pública internacional sobre o trabalho dos produtores na implementação das práticas agrícolas preservacionistas, importantes para o tripé da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.

No último dia, o grupo visitou Miritituba/PA, onde conheceu os operadores logísticos Hidrovias do Brasil e Cianport. Sob as luzes do recente término da pavimentação da BR163, que está transformando a logística agropecuária do norte do MT, foram analisadas as diferentes alternativas de escoamento marítimo-fluvial da produção, assim como o fluxo reverso de fertilizantes e outros insumos. Também foi debatido como este cenário poderá ser afetado com a construção da ferrovia Ferrogrão, que ligará Sinop/MT a Miritituba/PA.